quinta-feira, maio 14, 2009

MATOSINHOS EM JAZZ 2009


Iniciou-se na noite de ontem o Matosinhos Em Jazz 2009. A edição deste ano, onde mais uma vez imperam grandes nomes do jazz, é dedicada ao trompete. Ontem no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos foi o concerto inaugural, o aperitivo, dado pelo quarteto alemão Quadro Nuevo. Pouco conhecido entre nós, este colectivo faz da fusão do jazz com o tango e o flamengo o seu cartão de visita. O guitarrista Paco de Lucia, convidado habitual da banda, não vai estar presente a acompanhar o guitarrista Robert Wolf.

Hoje no palco da Exponor começa verdadeiramente o festival. Logo a abrir temos a pianista e maestrina Maria Schneider a dirigir a Orquestra de Jazz de Matosinhos (OJM). Esta orquestra, dirigida pelo Carlos Azevedo e pelo Pedro Guedes, que já é uma referência não só entre nós como sobretudo no panorama das grandes orquestras de jazz mundiais, depois de ter sido conduzida por Thad Jones, Chris Cheek e de Lee Konitz, recebe agora a pianista americana Maria Schneider, onde serão tocadas exclusivamente obras compostas por si.

Na sexta, 15 de Maio, há um primeiro concerto duplo. Abre a cantora portuguesa Maria Anadon, que vai lançar-se na apresentação do seu terceiro trabalho, A Jazzy Way, acompanhado pela banda norte americana "Five Play". O segundo momento da noite marca o regresso do multifacetado trompetista cubano Arturo Sandoval, velho companheiro de Dizzy Gillespie.

No sábado, nova dupla. Depois do concerto do octeto do português Sandro Norton, o festival encerra com o projecto Trumpet Summit que reúne grandes nomes actuais do trompete, como Jon Faddis, Terell Stafford, Wendell Brunious ou Randy Brecker. Para acabar em beleza, aliás como sempre acontece todos os anos.

Concertos às 21.30 h e bilhetes a 10 euros. Imperdível!!
(foto: Maria Schneider)

Sem comentários: