sexta-feira, maio 02, 2008

BLINDNESS


Na abertura do Festival de Cannes de 2008 vai ser apresentado o aguardado "Blindness", o novo filme do realizador brasileiro Fernando Meirelles, o galardoado criador de "Cidade de Deus" e do "Fiel Jardineiro". É caso para dizer que vai ser José Saramago a primeira referência de Cannes, neste ano em que passam 40 desde o "Maio de 1968". Saramago não é seguramente uma figura da revolução de 68, desde logo pela sua ligação ao Partido Comunista Português e, que se saiba, o escritor, contrariamente a outros seus camaradas de partido, não se divorciou do aparelho após a invasão da Checoslováquia pelas tropas soviéticas, também nesses empolgantes finais dos anos 60.

O filme de Meirelles, que acompanhamos a partir do blogue do realizador, é aguardado com grande expectativa. Recheado de um leque de excelentes actores e actrizes, Julianne Moore, Marc Rufallo, Danny Glover e Alice Braga, entre outros, "Blindness", baseado no denso e difícil "Ensaio Sobre a Cegueira" de J. Saramago, é sem dúvida, uma prova de fogo para o realizador brasileiro. Para já e de acordo com o que vem relatado no blogue que acompanhou o filme - desde o primeiro contacto do realizador com o escritor num restaurante de Lisboa até à apresentação do filme aos produtores, Miramax incluída - a fita já leva mais de dez cortes na versão que será apresentada ao público em Cannes.

Aqui fica o poster oficial da 61.ª edição do festival, num tributo ao talento de David Lynch, já que o cartaz do artista plástico Pierre Collier é concebibo sobre uma fotografia do realizador já galardoano com a Palma de Ouro de Cannes.

1 comentário:

Maria disse...

O livro de Saramago é fantástico. Estou um pouco céptica em relação ao filme. Esperemos para ver.