
"... O sol está quase a nascer. O barco volta a descrever uma nova curva, que nos aproxima da grande curvatura que o Níger aqui faz, fazendo crer que, a partir dali, há um oceano à espreita. A neblina amplia a sensação de imensidão. Cá estamos, do outro lado do rio que se intromete entre a Sara e o Sahel.
Despedi-me de Tombuctu sem me despedir. ..."
de " A Balada do Níger e outras estórias de África", Civilização Editora (2007), Amílcar Correia.
Estou a ler " A Balada do Níger e Outras Estórias de África", um livro do Amílcar Correia. Um livro de viagens, de Casablanca a Durban, passando por Nairobi ou Tombuctu. Trata-se um livro de viagens por essa África negra, contadas de modo intenso e enorme mestria. Mais tarde direi mais alguma coisa acerca deste livro do Mica, que está a ser uma muito agradável surpresa, e que não é um mero livro de viagens, mas de estórias muito bem escritas e de grande fôlego literário.
Ao primeiro capítulo, por terras do Mali, vem logo à memória o génio de Ali Farka Toure. Na impossibilidade de colocar aqui o link de, por exemplo, um qualquer tema dessa obra prima que é Talking Timbuctu, feito com Ry Cooder... fica esta imagem fantástica da fotógrafa Olga Bialostocka.
5 comentários:
folgo em saber!
fantástica foto. Quanto ao livro não comento pq não conheço.
Também não imaginava o Mica escritor de livros. Como jornalista do Público teve uma ascensão notável, tendo já sido autor de muitos editoriais.
Bem haja.
ainda não li nada dele, mas pelo breve texto concordo com a maestria atribuída
Muito obrigado por seu comentário, colega. é um prazer ter sua visita, tanto quanto visitar aqui.
oi!
sou simplesmente apaixonada por literatura assim, que remete a gente para o lugar, assim imediatamente só e pousar os olhos sobre o texto.
Ah, sobre a barra do lado, ... Tou louca para assistir LUST!
;-)
Enviar um comentário