quarta-feira, novembro 15, 2006

Michael Nyman - puro prazer


O concerto do compositor M. Nyman, autor de, entre outras, da banda sonora de "O Piano", filme aclamado de Jane Campion, na noite passada do grande auditório do Europarque, foi mais um daqueles momentos de puro prazer. Foram perto de duas horas em que o compositor britânico se lançou no seu piano solo, acompanhado, aqui e ali, de imagens que iam passando numa tela branca projecatda no palco.
Tendo por base uma edição em disco , "The Piano Sings", da editora do próprio, "MN Records", o pianista começou o concerto, com três temas encimados por imagens, todas a pb, fotografias extraordinárias de pessoas e lugares anónimos .. Gattaca...
Momentos marcantes da noite, além do início fulgurante do concerto, foram, a a partir da projecção de imagens de Manhattan, fotogramas dos primórdios da fotografia, três temas inspirados num poema de W. Withman ... MANHATA !!
Perto do final do concerto, e após um tema acompanhado (??) por um piano pré-gravado pelo próprio Nyman ... concerto a quatro ou mais mãos, fica na retina e no ouvido um composto de quatro obras, entre as quais um tema de "O Piano", aqui com a colaboração de imagens de Jean Vigo, pioneiro do cinema francês, num documentário sobre Nice, cidade meridional gaulesa. Simplesmente genial.
Pena a sala não estar cheia, o piano solo de M. Nymane com a sua música "minimalista" e "sofisticada"merecia muito mais.

No final do concerto, o compositor-pianista, contrariando a fama de génio intocável que a maior parte da imprensa tem dado, veio para o hall do Europarque, falar com o público, dar autógrafos (!!), demonstrando uma empatia extraordinária com aqueles que, nesta noite de terça feira se dignaram a não perder mais um concerto de enorme qualidade.

Sem comentários: